Ninja Gaiden II – Aprenda a Jogar – Guia Básico

Sobre:
Ninja Gaiden 2 é um jogo muito, mas muito profundo. Particularmente eu adoro este jogo, e fico muito intrigado com sua profundidade. Ele tem tanto conteudo e macete, que seria possivel escrever um livro apenas com técnicas e dicas sobre ele e é praticamente impossível não se esquecer de algo.

NG2 é um jogo voltado principalmente a combates, portanto, é necessário ter em mente que não basta apenas apertar os botões freneticamente. É preciso conhecer bem os inimigos e dominar melhor ainda o seu personagem. Quanto maior a dificuldade, mais isso se torna necessário.
Vamos começar conhecendo o básico do seu personagem:

Comandos Básicos

: Ataque Rápido e Fraco
: Ataque Forte
: Pulo
: Ataque com Arma Secundária
: Defesa
: Centralizar a Câmera
: Visão em Primeira Pessoa
: Botão de Contexto (Abre portas, baús, trava/destrava a mira em alguns chefões)
D-Pad : Atalho para troca de Armas e uso de Ítens

Movimentos Básicos

Aqueles que ele faz com qualquer arma.

-Esquiva: + Qualquer lado:
Ele faz uma esquiva garantindo uma pequena invulnerabilidade

-Ultimate Technique (UT): Segure
Ao segurar o , seu personagem passa a concentrar para fazer uma UT.
Existem 2 niveis de UT.
Caso haja essência no cenario, ele executa a UT mais rapidamente, pois absorve ela para a execução. Se for 1 essência amarela ele faz uma UT de nv1. Se forem 2 amarelas ou qualquer uma de outra cor(Azul, Vermelha ou verde) ele faz uma UT de nv2.
Se for executada depois de um pulo, a absorção da essência será muito mais rápida. Portanto, a execução também será.
A UT lhe garante uma grande invulnerabilidade.

-Obliteration Technique(OT): (Em um inimigo que esteja desmembrado)
Quando houver um inimigo desmembrado, você pode finalizá-lo com uma OT. Isso lhe garante invulnerabilidade durante toda a execução do movimento.

-Wind Run: +
O Ryu pula na direção do inimigo mais próximo. Muito útil, pois garante um ataque aéreo mesmo que você não consiga ver a localização exata do inimigo.

-Guillotine Trow: + (No ar, próximo do inimigo)
Um agarrão na qual o Ryu joga seu inimigo em uma determinada direção.Extremamente útil contra inimigos comuns, pois, lhe garante uma pequena invulnerabilidade durante a execução. E pode desmembrá-lo abrindo a possibilidade de uma OT.

-Impulso na cabeça: (No Ar, próximo do inimigo)
Sua execução garante uma pequena invulnerabilidade. Certamente uma das técnicas que mais utilizo. Sempre que há uma essência, pulo na cabeça do inimigo, e quando caio faço a UT.

-Ninpo : +
Sua execução garante invulnerabilidade.
Em breve descrição delas.

-Contra Ataque(CA): ou durante a defesa( )
A grande maioria dos contra ataques desmembram os inimigos
Deve ser executado um pouquinho antes do inimigo te bater
Numa próxima atualização, comentarei sobre os principais CAs de cada arma

Aprenda a se movimentar

Se movimentar bem é algo tão importante quanto atacar e defender.
Para se ter uma idéia, no Master Ninja é IMPOSSIVEL ficar parado.
Portanto, masterize defesas seguidas de esquivas, esquivas seguidas de pulos e pulos que vão direto ao inimigo mais próximo. Também procure se movimentar em direções que favorecem sua visão.
Se você souber se movimentar, já é meio caminho andado para não ter muitos problemas com a câmera, pois você verá bem a posição dos inimigos e poderá ver quando eles estão preparando magias, ou ataques lentos contra você. Resumindo, nunca fique parado.

Além disso, durante o carregamento de UTs, a alavanca da esquerda passa a controlar a câmera. Movimente-a para que você possa ver possíveis ataques

Dicas para a Campanha

– Spirit Of Devils e Life Of Thousand Gods recuperam o estoque de Ninpo e a barra de vida respectivamente, além de dar um upgrade neles, portanto use com inteligência

-Nas opções do jogo, é possível mudar o esquema de gravar o jogo para Manual. Deixe em manual e procure manter 2 saves para a mesma campanha. Isso evita que você chegue a algum lugar sem recursos e tenha que recomeçar o jogo. Basta dar um reload num save mais atrasado

-Sobre os Saves, a primeira vez que vc usa uma estatua se Save, ela recupera sua vida. No capitulo 12, por exemplo, antes de enfrentar os Armadillos, você pode gravar o jogo. Não grave. Entre na luta como estiver. O jogo dará um check point na luta. Após vencer, volte e use o Save para que este recupere sua vida.

-Esta dica parece obvia, mas é importante ressaltá-la: faça a campanha no Master Ninja área por área: Após cada área que você limpar, volte e grave o jogo (se possível). Não custa nada. O progresso será bem lento. Mas evita de você ter que jogar tudo de uma vez até o próximo save.

-Essência Infinita no capitulo 1: Logo após o segundo save, você passará pela área da ponte com vários inimigos.Limpe está área. Ao seguir em frente, você descerá uma escada. Use uma UT para matar 2 ninjas que virão. Eles deixarão essências amarelas.Volte um pouco antes da escada, depois desça a escada novamente. Os inimigos darão respawn, basta matá-los com outra UT.

-Diminua as travadinhas e os slowdowns: Primeiramente, jogue o game instalado no HD.Haverá uma pequena melhora nas travadinhas. Procure não “rushar” na campanha, pois os inimigos tendem a não desaparecer. Se eles não desaparecerem, o jogo continuará processando-os e conseqüentemente haverá slowdowns. Portanto, procure seguir apenas depois que matar todos os inimigos daquela área. Isso ajuda a evitar e diminuir em alguns momentos. Mas não elimina, pois o jogo é mal acabado.

-Evolua apenas as armas que você pretende usar. Por exemplo, não evolua a Dragon Sword se você não sabe ou não gosta de jogar com ela. Pois ela não é decisiva em nenhuma parte. Além disso, ela evolui automaticamente para o quarto nível no capitulo 11.

– Assim como as armas, evolua as ninpos que você pretende usar. Por exemplo, grade os upgrades de Ninpo para evoulir o mais rápido possivel a Art que você mais gosta.

Armas

Dragon Sword:

Eu não a considero tão útil, principalmente porque no Ninja Gaiden 1 ela era a melhor arma do jogo, mas em NG2 é complicado lutar contra vários inimigos ao mesmo tempo com ela.Mas vou abordá-la aqui pois é a primeira arma da campanha.
É uma das poucas armas que possui o quarto nível (True Dragon Sword).

Vantagens:
É Ágil, grande possibilidade de desmembrar, o único flying swallow de 3 hits do jogo e possui quarto nível.
Desvantagens:
Curto alcance, não costuma retardar os inimigos, ruim contra uma grande quantidade de inimigos.

NV1 – Um pouco sobre como jogar com ela no NV, pois você é obrigado

Combos:

, , frente+ , ,
Combo longo com grande possibilidade de desmembrar

,
Combo curto com grande possibilidade de desmembrar

, , ,
Combo curto, com grande possibilidade de desmembrar seguido por um shuriken
Este combo é muito bom, talvez o mais util no começo do jogo, pois garante o desmembramento, se seguido com uma shuriken, deixa pouca brecha para contra ataque.

Flying Swallon: Pule em direção do inimigo( + ),
Corte aéreo, com boa possibilidade de decapitação

UT: É um combo convencional com algumas “paradas”. O problema dessas paradas é que se não acertar ninguem, ele para a UT.

Contra Ataque: Use o contra ataque com o . É possível completar o movimento com o . Complete caso o primeiro golpe não desmembre.

Estratégia:
No nivel 1 ela depende de muita habilidade e técnica
Alterne entre o primeiro e o segundo combo, e sempre, mas sempre que possivel, faça a OT.
Também use o Gillotine Throw e o Flying Swallon. Outra coisa importante é ficar atento para usar o CA.
Pode combar com shurikens.

NV4

Combos:

, ,
Combo longo que pode pegar em varios inimigos.

, , ,
Combo médio de extrema eficiência e força

, , , , ,
Combo aéreo terminando em Izuna Drop

Pulo em direção do inimigo ( + ) , ,
Flying Swallow triplo

Estratégia:
Use como base seu Flying Swallow triplo, seu combo longo, seguidos de OTs e UTs, para ter invulnerabilidade.
Contra inimigos fortes, use seu combo médio

Lunar Staff:

Este bastão é encontrado no meio do primeiro capitulo. É extremamente útil contra todos os tipos de inimigos. Graças a um bug do primeiro capitulo, é possível evoluí-lo ao nível 3 rapidamente

Vantagens:
Tem uma das melhores Uts, tem um longo alcance, é bom para enfrentar vários inimigos de uma vez
Desvantagens:
Não há desvantagens

Principais combos/golpes:
, ,
Dois golpes de médio alcance porém rápidos, com possibilidade de desmembrar, seguidos de um poderoso golpe na vertical com grande possibilidade de desmembrar. Um inimigo desmembrado pela segunda vez, morre.
Este combo é muito útil contra a maioria dos inimigos e grande parte dos chefes. Contra os chefes, ele se torna util, pois o ultimo golpe, tem grande chance de acertar.

,frente+ , , , ,
ou
frente+ , , ,
Combo rápido que termina em um Izuna Drop, garantindo invulnerabilidade.

+ , , ,
Pulo na direção do inimigo, 2 golpes seguidos por um Izuna Drop, ou um golpe vertical
Ótimo combo aéreo. Se for um inimigo humanóide, o Ryu faz um Izuna.
Contra os Ninjas é útil, mas a possibilidade de errar é grande.
Contra os Gajas, esse combo é animal, sempre funciona.

360+ (UT)
Este golpe é um dos diferenciais da arma
O Ryu faz uma série de giros com o bastão com grande possibilidade de desmembrar ou matar os inimigos. No nv2, no final dos giros, ele executa uma série de golpes verticais, pula, e termina com um golpe descente e vertical. Que pode ser trocado por um Izuna drop.

Estratégia da arma:
A forma de jogar com ela, está baseado em seu 360+ . Este golpe sempre acaba matando ou desmembrando pelo menos um inimigo, mesmo no nv 1.
Então a estratégia é o seguinte. Mate um inimigo, com um combo comum, use a UT absorvendo sua essência, matando outro(s) inimigo(s), desvie, use outra UT e assim por diante.
Caso a UT não mate ninguém, mas desmembre, termine o serviço com um OT
Caso você erre a UT, mate rapidamente um inimigo com um combo comum e volte com a estratégia.

Falcon Talons:

As garras são encontradas no meio do segundo capitulo
Recomendadas principalmente contra os Ninjas(Qualquer tipo) e contra os Gelfs(Inimigos comuns no terceiro capitulo)

Vantagens:
Rápidas, excelente invulnerabilidade, grande possibilidade de desmembrar
Desvantagens:
Curto alcance, pouca força, fracas contra a maioria dos inimigos.

Principais golpes e combos:
Flying Swallow – Izuna Drop: Pule na direção do inimigo ( + ), , ,
O Ryu voa em direção ao inimigo com um golpe cortante, dá um corte, e finaliza com Izuna Drop
Certamente o carro chefe da arma. É um combo simples, de fácil execução, pouca probabilidade de erro e excelente invulnerabilidade. Mas deve ser usado apenas contra os Ninjas. Caso você seja acertado por uma shuriken explosiva (SE), execute o combo, pois ficará invulnerável durante o Izuna.

Frente+ (Pode ser seguido de )
Outro golpe útil
É uma rasteira rápida e mortal, com grande possibilidade de desmembramento.
Não aconselho a fazer o combo completo. A rasteira já é o suficiente. Pois o inimigo será finalizado em seguida com uma OT.É boa contra os Gelfs.

360º+
Uma seqüência de golpes insanos com boa probabilidade de desmembrar.
Sua principal vantagem é a invulnerabilidade. Quando você for acertado por uma SE, se executar este golpe, e ela explodir, você ficará invulnerável à explosão

Frente+ , , , , ,
Uma seqüência de golpes horizontais.
Pode ser perigoso usar contra inimigos comuns. Mas é excelente contra o Genshin. Visto que você o enfrenta diversas vezes no jogo compensa ter este combo na ponta do cérebro.
Carregar : UT
Não é um UT muito significativo, simplesmente por ser fraco.

Estratégia:
Seu modo de jogar está baseado em seu Flying Swallow-Izuna Drop e sua rasteira desmembrante.

Contra hordas de ninjas, use e abuse do combo Flying Swallow – Izuna Drop.Caso leve uma Shuriken Explosiva, use o 360+ , ou prossiga com outro Flying Swallow.
Contra hordas de Gelfs use frente + até desmembrar o inimigo, depois dê uma OT. Também use 360º+ .

Dragon´s Claw and Tiger Fang (Blade of the Archfiend)

As 2 espadas são encontradas no final do capitulo 4.
Eu particularmente adoro essas armas, simplesmente por elas serem estilosas.
Elas são uteis contra a maioria dos inimigos.Sua UT é convencional, pois é uma sequencia de vaaaarios golpes, é a segunda UT mais forte das convecionais.

Vantagens:
Força, quarto nivel.
Desvantagens:
Golpes curtos.

Combos e golpes:
360º+
Golpe que gira as 2 espadas, que dá uma excelente invulnerabilidade, boa probabilidade de causar dor(pequena paralisação no inimigo) e desmembramento

Frente + , , , , ,
Combo aéreo de grande beleza e eficiência. Ao cair no chão você ganha invulnerabilidade ao mesmo tempo em que ataca.

, , Frente + , , , , ,
Variação do combo anterior, com inicio diferente
O golpe que levanta, além de belo, tem um alcance maior.

, , , ,
Combo médio, que tem um golpe poderoso no final

Estratégia:
Seu modo de jogar, está baseado em seu 360º + e seus combos aéreos
Ela é boa contra inimigos fortes e desmembráveis. Seu modo de jogar é simples: esquive em direção do inimigo, faça seu giro, esquive novamente em direção do inimigo, se ele estiver desmembrado finalize-o com uma UT, caso não , execute novamente seu giro. Mantenha o processo.
Contra inimigos ágeis, use seus combos aéreos.

Kusari Gama

Estas correntes são encontradas no inicio do quinto capitulo
Na primeira vista ela é relativamente inútil. Mas ela é boa graças à invulnerabilidade de seus ataques aéreos. Tem o maior alcance do jogo.

Vantagens:
Alto alcance nos golpes fortes, velocidade alta nos golpes fracos, invulnerabilidade nos golpes aéreos.
Desvantagens:
Lenta nos golpes fortes, fraca nos golpes fracos. No geral, ela é bem ruim para ser usada no chão.

Combos:
Combo aéreo: Pule , ,
Excelente combo, com invulnerabilidade, força e possibilidade de desmembrar nos últimos golpes. Excelente contra alguns chefes.

, , , , ,
Combo lento de inicio, mas com longo alcance. Quando possível, tente usar, pois tem boa possibilidade de desmembrar

UT – Segure o
Praticamente uma evolução do combo feito com . No primeiro nível não é tão boa, portanto, procure usar apenas com o nv2.

Estratégia:
Sua forma de jogar está baseada exclusivamente em seu combo aéreo
Seja ágil, procure sempre pular sobre a cabeça dos inimigos e fazer o combo aéreo.Ele desmembra os inimigos, portanto use suas OTs. Quando houver 2 essências amarelas(Ou 1 azul ou vermelha), use sua UT.

Eclipse Scythe:

Uma das armas mais legais de NG2.Você adquire ela no final do capitulo 6 após derrotar o chefe desta fase.

Vantagens:
Ótimo jogo aéreo, ótima UT, bons golpes no solo, invulnerabilidade, útil contra todos os tipos de inimigos, segundo maior alcance.
Desvantagens:
Não há desvantagens.

Combos/Golpes:
Combo aéreo: ,( ),
Seu combo aéreo garante invulnerabilidade. É uma seqüência de golpes verticais de excelente alcance e dano. O entre parênteses pode ser ou não ser executado.Na maioria das vezes não compensa usá-lo

Flying Swalow: Pulo na direção de inimigo( + ),
Seu Flying Swalow serve para paralizar inimigos pequenos(Ninjas), é util pois lhe dá um momento de invulnerabilidade.

, ,
Combo curto, rápido e util. É seguro usá-lo pois não abre espaço para contra ataque.

, , ,
Combo de inicio um pouco lento, mas é extremamente forte.Use em inimigos lentos, ou caídos.
360º+ (sem segurar o )
Golpe que garante invulnerabilidade e causa dor em alguns inimigos. De forma que pode paralisá-los, e até cancelar seus ataques.
Nota: Se você segurar o , ele faz outra UT, mas não é tão util como a UT principal da arma

UT: segure
Ryu lança uma onda devastadora em seus inimigos.
A vantagem é que mata, ou desmembra a maioria dos inimigos. A desvantagem é que ele manda o golpe em apenas uma direção.

Estratégia:
Sua forma de jogar está baseada em seus combos aéreos, suas UTs e combos a média distancia
Contra ninjas comece com seu Flying Swallow.
Use e abuse do seu jogo aéreo combinado com pulos sobre a cabeça dos inimigos
Quando houver essência, não exite em usar sua UT de nível 2. Sempre atire sua UT em direção a 2 ou mais inimigos.Caso eles morram, desvie, ataque se possível e quando suas essências estiverem disponíveis, use novamente sua UT.Caso não mate ninguém com a UT, tente matar 2 inimigos usando seu jogo aéreo.

Tonfas:

Você pega ela no meio do capitulo 7
Definitivamente, esta arma é fraca. Mas por incrível que pareça, ela é muito útil simplesmente porque tem a melhor UT do jogo.É tão boa que pode ser usada com qualquer inimigo desmembrável.

Vantagens:
Melhor UT do jogo
Desvantagens:
Curto alcance, golpes fracos

Combos/golpes:
Izuna Drop: , , , , ,
Combo feijão com arroz do nosso amigo Ryu. Garante invulnerabilidade no final

Flying Swallon: Pulo na direção do inimigo ( + ), ,
Com boa probabilidade de desmembrar, segue com uma possível OT e conseqüentemente, uma essência.

UT: Segure
Maior trunfo da arma. Suas Uts garantem a morte do inimigo, possibilitando que você faça outra logo em seguida.Não importa se a UT é de nv1. A possibilidade de matar é gigante. E mesmo que não mate, o mínimo que vai acontecer, é desmembrar o inimigo.

Estratégia:
Sua forma de jogar está baseada exclusivamente em sua UT
Para começar, você pode até usar qualquer arma que queira, para matar um ou dois inimigos. Após matar o primeiro, o show começa: basta equipar as tonfas e usar suas UTs. Mesmo que seja de nível 1 a possibilidade de matar é gigante.Caso não mate ninguém, irá no mínimo desmembrar, daí, basta fazer um OT, e em seguida fazer uma nova UT graças a nova essência.

Vigoorian Flail

É a ultima arma do jogo.Você a encontra no meio do capitulo 9
Sinceramente, ela é inútil na campanha. Não tem nada que as outras não façam
Seu destaque fica por conta dos combos bonitos.

Vantagens:
Combos aéreos longos, boa probabilidade de desmembrar

Desvantagens:
Muito fraca

Combos e golpes
frente +
Golpe rapido e rasteiro com boa probabilidade de desmembrar e pode ser seguido com um golpe que levanta

frente + , , ,
Combo longo que causa dor em alguns inimigos

, , ,
Combo rapido com boa possibilidade de desmembrar

Pulo na direçao do inimigo ( + ) , , ,
Flying Swallow seguido de varios golpes aéreos

UT
Seqüência de vários golpes
Se você apertar com muita velocidade o durante a execução, o combo fica maior

Estratégia:
Sua forma de jogar está baseada nos seus combos aéreos, em seu golpe rasteiro e em seu combo curto
Alterne entre este três itens.

Ítens

Essências:
Essas esferas coloridas que saem dos inimigos após a sua morte são imprescindíveis para que Ryu consiga executar golpes poderosos e também se manter vivo durante o jogo, pois elas podem servir de “energia” para o UT se sugadas (ao jogador segurar o ) ou absorvidas fornecendo vida ou estoque para as Ninpos( apenas ficando parado ao avistá-las).
Elas são dividas em três cores:

-Amarela ->representa a moeda do jogo, podendo, através do Murasama, comprar itens e melhorar as armas. É a essência que existe a maior probabilidade de sair dos corpos dos inimigos após morrerem. Se uma for absorvida, atinge-se o UT Nv1. Se duas forem absorvidas, em seqüência, atinge-se o UT Nv 2.
As essências amarelas, que saem dos inimigos mortos com UT, valem muito mais que as obtidas por outros modos.
Quando uma leva de inimigos for destruída todas as essências, por mais longes que elas estejam, serão absorvidas.

-Azul -> funciona como cura, aumentando a vida. Ela possui probabilidade média de ser deixada pelos monstros, mas na verdade, depende da quantia de vida que ainda resta para o Ryu: se for baixa, aumenta a probabilidade de vir; se for alta, diminui. Se uma for absorvida através do UT, já é alcançado o Nv 2 desse movimento. Ela tem uma propriedade, assim com os itens de cura, de encher uma parte da vida de Ryu que representa os “ferimentos” nas lutas, já que ao término de uma rodada de inimigos, essa parte nunca é reparada.
Sempre que você vir uma essência azul nos combates, procure não a absorver para recuperar vida (a não ser que a situação esteja muito complicada), pois, após uma leva de inimigos, sua barra de vida será reposta até o limite representando pelos ferimentos ( a parte vermelha dessa barra), assim você aguarda essa reposição segurando o para evitar a absorção e então deixa as esferas azuis virem, obtendo uma maior recuperação de vida.

-Vermelha -> aumenta em 1 o estoque de Ninpo. Probabilidade baixa de aparecer, porém aumentada se o estoque estiver baixo ou vazio. Sendo absorvida na execução de uma UT, já é alcançado o Nv 2.

-Verde -> presente apenas no mission mode(DLC). Probabilidade média de aparecer. Serve para aumentar seu multiplicador de Karma. Proporciona o NV 2 em UTs.

O importante é ressaltar que, se os inimigos forem abatidos através da UT ou OT, eles só deixarão a essência amarela, logo cabe ao jogador dosar as estratégias e ver o que ele necessita mais no momento: caso seja necessário recuperar vida ou Ninpo, mate os monstros com combos eficazes; se for juntar “dinheiro” ou fazer uma luta mais segura, use as UTs e OTs.
Executar um UT , suga-se praticamente todas as essências do local, mas as mais próximas chegarão primeiro, porém isso acontece em uma velocidade absurda, logo cabe à habilidade do jogador dosar o que ele quer e a situação para ver se vale a pena aproximar-se das essências mais desejadas absorvendo-as normalmente e seguidamente sugando o resto, através da UT, para atacar os inimigos. Lembrando que segurando o , evita-se a absorção comum dessas esferas.

Arco e Flecha:

Uma das armas secundárias. Adquirida no capitulo 2.
É possível fazer Uts. Tem mira automática, muito útil contra esses dragõezinhos que voam e soltam fogo.

Windwill Shuriken:

Ultima arma secundaria.Você o pega no capitulo 11.
É possível fazer Uts com ela.
Suas Uts tem alta taxa de desmembramento.

Ninpos:

Estes movimentos te dão uma excelente invulnerabilidade.
O ideal é usa-los em momentos de sufoco. Ou quando você prevê que vai levar um golpe muito forte.
Quando um inimigo é morto por uma ninpo, ele pode deixar qualquer tipo de essencia. Isto abre um leque de opçoes a serem seguidas. Você pode recuperar HP, Ninpo ou usar essas essencias para fazer UTs.

Art of the Inferno: Nesta art o Ryu lança projeteis de fogo teleguiados nos inimigos.
Vantagem: Força e boa probabilidade de matar
Desvantagem: Não desmembra e acerta no maximo cerca de 3 inimigos. Pode acertar mais, caso os inimigos estjam muito próximos entre si.

The Art of Wind Blades: Até o segundo nivel, esta art lança um projétil cortante, com mira manual, ou seja, ele vai na direção que você estiver olhando. A partir do terceiro nivel, é lançado uma série de “espadas” cortantes em todas as direçoes.
Vantagem: Altissima probabilidade de desmembramento
Desvantagem: Pouca força

The Art of Piercing Void: É lançado um único projétil. Se você acionar a visão em primeira pessoa, a direção da ninpo será manual, caso não acione, o Ryu lança a o projétil em direção do inimigo mais próximo
Vantagem: Enorme força e grande possibilidade de desmembramento. É um típico “Se não mata, aleja”. Além disso, atravessa os inimigos. O ideal é usar em inimigos muito fortes, ou em uma fileira de inimigos.
Desvantagem: Por ser um único projétil, a probabilidade de erro é grande. E ao contrário da Art of Inferno, o prójetil não é teleguiado.

The Art of Flame Phoenix: É criado uma barreira com algumas aves flamejantes em torno do Ryu.
Vantagens: Você fica parcialmente projegido de ataques fisicos, pois as aves afastam os inimigos
Desvantagens: Baixissima força.
Inimigos:

A estratégia descrita para cada inimigo leva em consideração a versão mais forte dele.
Cada inimigo pode possuir mais de uma estratégia, comentarei sobre a que me parece mais eficaz

Ninjas com espadas, arco e flecha:
Imagem redimensionada, clique para ver em tamanho real

Variações: Ninja Marrom, Ninja Branco e Ninja Demônio Branco
Obliteráveis: Sim
Izuna Drop/Guillotine Throw: Sim
Freqüência: Alta
Capítulos: Praticamente em todos.
Morrem se decapitados: Sim
Paralizam com a shuriken comum: Sim, exceto se estiverem usando o arco e flecha
Vulneráveis a shuriken explosiva: Sim

Ataques
De longe: Costumam usar arco e flecha. O problema é que seus tiros são explosivos e indefensáveis
De perto: Agarrões combos rápidos com suas espadas
Armas recomendadas: Lunar Staff, Eclipse Scythe, Falcon´s Talons

Estratégia: Procure não ficar longe deles, pois eles tendem a sacar seus arcos e flechas. Caso o faça, tente impedi-los com Shurikens Explosivas. De perto, fique atento para não ser agarrado. Quando desmembrá-los, finalize-os o mais rápido possível, a fim de evitar um ataque kamikaze.

Ninjas com garras

Variações: Ninja Preto, Ninja Demônio Roxo
Obliteráveis: Sim
Izuna Drop/Guillotine Throw: Sim
Freqüência: Alta
Capítulos:Praticamente em todos.
Morrem se decapitados: Sim
Paralisam com a shuriken comum: Sim
Vulneráveis a shuriken explosiva: Sim

Ataques
De longe: Shurikens explosivas
De perto: Combos rápidos e de fácil contra ataque, terminados com agarroes. Também agarram aleatoriamente.
Armas recomendadas: Lunar Staff, Eclipse Scythe, Falcon´s Talons

Estratégia:
É impossível ficar parado contra eles. Tem que ficar pulando e esquivando para evitar seus shurinkes. Caso eles te acertem, procure fazer um golpe que te deixe invulnerável (Izuna Drop, Guillotine Trow, OT, UT, dentre outros).Caso desmembrados, oblitere-os o mais rápido possível.

Ninjas do exercito

Variações: Tac Ninja, Rocket Ninja e Multi-Rocket ninja.
Obliteráveis: Sim
Izuna Drop/Guillotine Throw: Sim
Freqüência: média
Capitulos:7, 8 e 9
Morrem se decapitados: Sim
Paralizam com a shuriken comum: Sim
Vulneráveis a shuriken explosiva: Sim

Ataques
Perto: Fazem golpes parecidos com os ninjas comuns de espada
De longe: Atiram com suas armas de fogo. Que podem ser: Uma rajada de metralhadora, um míssil ou uma rajada de mísseis.

Armas recomendadas: Lunar Staff, Eclipse Scythe, Falcon´s Talons

Estratégia:
Eles são inimigos considerados fáceis. O problema é que quando estão de longe eles apelam com seus mísseis. Isso fica muito nítido no começo do capitulo 8.Enfim, fique perto, mas tome cuidado com seus agarroes, que não são tão rápidos, mas podem lhe trazer dor de cabeça.
Com as Falcon Talon´s, use e abuse do seu combo aéreo.

Warlocks (Magos)

Variações: Magos comuns e Magos Demônios
Obliteráveis: Sim
Izuna Drop/Guillotine Throw: Sim
Freqüência: Média/Baixa
Capítulos:Na maioria
Morrem se decapitados: Sim
Paralisam com a shuriken comum: Sim
Vulneráveis a shuriken explosiva: Sim
Armas recomendadas: Lunar Staff, Eclipse Scythe, Falcon´s Talons

Ataques:
De longe: faz basicamente 3 tipos de magia, um projétil rasteiro, um projétil normal e uma flama que nasce do chão
De perto: Combo de 5 hits(fácil de contra atacar), agarrão e tende a se teleportar para fugir, ou contra atacar.

Estratégia:
Normalmente eles vêm em meio de grupos de Ninjas. Procure matá-los primeiro, pois evita de você ficar preocupado com seus projéteis. Além disso, eles não são muito resistentes. Ao atacá-los, apenas tome cuidado com seus teleportes, pois geralmente são seguidos de golpes físicos.

Cachorros Ninja
Variações: Cachorros Ninja com Espada na boca, Cachorros Demônios
Obliteráveis: Não
Izuna Drop/Guillotine Throw: Não
Freqüência: baixa
Capítulos: 2, 4, 8, …
Morrem se decapitados: não
Paralisar com a shuriken comum: não
Vulneráveis a shuriken explosiva: Sim

Ataques:
Perto: Agarrão no braço, agarrão na perna, cabeçada.
Longe: Shurikens explosivas e Flying Swallon.
Armas recomendadas: Lunar Staff(melhor), Eclipse Scythe

Estratégia:
Eles são chatos, rápidos, resistentes e é impossível obliterá-los.
Com a lunar, esquive, pule, quando cair faça sua UT(360º+ ), mas sem carregar. O Ryu fará 2 giros com o bastão, pule e faça novamente. Isso lhe garante invulnerabilidade contra os cachorros deixando a guarda pouco aberta para que eles contra ataquem. Quando um morrer, use sua essência para fazer uma UT. Repita o processo até matar todos.

Van Gelfs

Variações: Purple Van Gelfs, Green Van Gelfs, Yellow Van Gelfs
Obliteráveis: Sim
Izuna Drop/Guillotine Throw: Não
Freqüência: Média
Capitulos:3, 4, …
Morrem se decapitados: Sim
Paralisam com a shuriken comum: não
Vulneráveis a shuriken explosiva: Sim

Ataques:
Perto: Socos, agarroes e lança chamas
Longe: Pulo seguido de soco e projétil

Armas recomendadas: Lunar Staff, Eclipse Scythe, Falcon´s Talons, Dragon Sword, Vigoorian Flail.
Estratégia para os Gelfs Roxos:
Fique de perto, execute ataques rápidos. Eles são grandes e sofrem grande possibilidade de serem desmembrados. Dai é só obliterar. Caso fique de longe, esteja sempre ligado em seu pulo seguido de soco, é um golpe rápido, difícil de ver e que consome muito life.
Estratégia para os Gelfs verdes ou amarelos:


Basicamente a mesma coisa dos Gelfs roxos. O diferencial é que estes voam e soltam projéteis. Quando estiverem voando, procure acertar uma shuriken explosiva. No inicio costumam vir misturados em hordas de Gelfs roxos. Priorize sempre a versão mais forte.

Gajas

Variações: Silver Gaja, Red Gaja
Obliteráveis: Sim
Izuna Drop: Sim
Guillotine Throw: Não
Freqüência: Média
Capítulos: 4, 8 em diante.
Morrem se decapitados: Sim
Paralisam com a shuriken comum: não
Vulneráveis a shuriken explosiva: Sim

Armas recomendadas: Lunar Staff, Eclipse Scythe

Ataques:
Perto: Combo seguido de golpe com o rabo (indefensável), agarrão com a cauda.
Longe: Projétil elétrico

Estratégia:
Tome cuidado com seus golpes indefensáveis e com deus agarroes.
Eu o considero um inimigo relativamente fácil, pois não é tão ágil. Seu problema está na força de seus ataques indefensáveis.
Com a lunar, pule em sua direção e faça o combo aéreo ( , , ). Faça isso quando ele abrir a guarda, normalmente é no meio de seu combo.Mas você pode se antecipar e fazer antes que ele comece seu combo. Como eles são altos, o combo tem uma grande probabilidade de pegar.O combo comum da Lunar ( , , ) também é eficaz.

Werewolves

Variações: Brown Werewolf, Red Werewolf
Obliteráveis: Sim
Izuna Drop/ Guillotine Throw: Não
Freqüência: Média
Capítulos: 5 e 6.
Morrem se decapitados: Sim
Paralisam com a shuriken comum: não
Vulneráveis a shuriken explosiva: Sim

Ataques
De perto:
Basicamente socos e agarroes
De longe:
Corrida e pulo seguido de agarrão, lançamento de mortos

Armas recomendadas: Falcon´s Talons, Lunar Staff, Eclipse Scythe, Dragon Claw & Tiger Fang,

Estratégia:
São inimigos relativamente fáceis, pois quando chegam perto, tendem a esperar um pouco para atacar. Ataque com golpes rápidos e mutilantes.
A partir do momento que um morre, fique atento com os lançamentos de corpos. É um golpe muito rápido e que tira muito sangue. Também fique atento com seus pulos indefensáveis.
Procure manter-se invulnerável com suas UTs.
A morte dos lobos vermelhos traz mais lobos.

Spriggans

Variações: Spriggans
Obliteráveis: Sim
Izuna Drop/ Guillotine Throw: Não
Freqüência: Baixa
Capítulos: 8 e 9.
Morrem se decapitados:Não
Paralisam com a shuriken comum: não
Vulneráveis a shuriken explosiva: Sim

Ataques:
De perto:
Um combo de dois golpes com a serra elétrica, um golpe com canhão, um agarrão com a perna
De longe:
Pulo seguido de golpe vertical com a serra, balas de canhão
Armas recomendadas: Falcon´s Talons, Viggorian Flail, Lunar Staff, Eclipse Scythe, Dragon Claw & Tiger Fang
Estratégia:
Normalmente aparecem em bandos. É impossível concentrar-se apenas em um, pois os outros atiram com seus canhões .
Com a Falcon´s Talons e com a Vigoorian Flail seja ágil e utilize o frente + , com ambas as armas é um golpe rápido com grande possibilidade de desmembramento. Utilize o golpe até desmembrar, depois aplique uma OT. Não se esqueça de ficar atento ao tiro dos outros.
Eles são muito vulneráveis a Shurikens Explosivas. Você pode usar uma para desmembrar e seguir com uma OT.

Mechs
Robôs quadrúpedes que atacam com mísseis e metralhadoras.
Variações: Four-Leg Machine Gun Mech , Four-Leg machine Gun Mech, Hoverbot
Obliteráveis: Não
Izuna Drop/ Guillotine Throw: Não
Freqüência: Baixa
Capítulos: 7 em diante.
Morrem se decapitados: Não
Paralisam com a shuriken comum: não
Vulneráveis a shuriken explosiva: Não

Ataques:
Apenas projeteis que variam entre tiros de metralhadora e misseis
Armas recomendadas: Lunar Staff, Eclipse Scythe

Estratégia:
Eles são facilmente desmembráveis. Existe a regra de que se o inimigo for desmembrado 2 vezes, ele morre.
Com a lunar chegue perto e faça o combo , . Este combo desmembra facilmente podendo matá-los de primeira.Caso não morra, repita o combo. Apenas tome cuidado com suas mortes, pois eles explodem e podem te acertar.

Humanoid Mech
Apesar do nome “Humanoid” eles se parecem com uma versão robótica dos Van Gelfs
Variações: Humanoid Mech
Obliteráveis: Sim
Izuna Drop/ Guillotine Throw: Não
Freqüência: Baixa
Capítulos: 7 em diante.
Morrem se decapitados: Não
Paralisam com a shuriken comum: não
Vulneráveis a shuriken explosiva: Não

Ataques:
De perto:
Combo triplo com sua espada, golpe com a metralhadora, vôo seguido de pouso.
De longe:
Tiros com sua metralhadora, projétil, dash aéreo
Armas recomendadas: Tonfas, Eclipse Scythe, Lunar Staff

Estratégia:
Este inimigo é tenso. Seu problema é que ele é muito balanceado, podendo causar um bom dando tanto de perto, quanto de longe. Seu golpe mais preocupante é seu pouso, que pode ser imprevisível, caso você não esteja vendo ele.
Para ganhar dele é necessário usar a força bruta. Não tente usar combos comuns nele. Parta logo para uma UT de nível 2 da Eclipse, da Lunar Staff ou das Tonfas.
O detalhe é que as tonfas têm altíssima probabilidade de desmembrar, até mesmo no primeiro nível. Então, caso você mate um inimigo fácil próximo dele, uma UT de nível 1 pode dar conta do recado, já que ele não deixará você carregar até o nível 2.
Caso a coisa complique, use uma ninpo Art of Piercing Void de nível 3.
E finalmente, quando ele morrer, tome cuidado com sua explosão

Black Window
Um robô feminino com quatro patas(lembra um aracnídeo) e duas cabeças (Muito bizarro)
Variações: Black Window
Obliteráveis: Sim
Izuna Drop/ Guillotine Throw: Não
Freqüência: Baixa
Capítulos: 11 em diante.
Morrem se decapitados: Não
Paralisam com a shuriken comum: não
Vulneráveis a shuriken explosiva: Não

Ataques:
De perto:
Golpes físicos, variando entre combos com as pernas e braços. Pode executar um agarrão ou uma descarga elétrica de médio alcance
De longe:
Pulo seguido de um mergulho girando suas pernas como uma broca
Armas recomendadas: Falcon Talons, Eclipse Scythe, Lunar Staff

Estratégia:
Estas coisas bizarras são muito perigosas de perto, pois tem muitos recursos e costumam defender muito. De longe nem tanto, mas seu mergulho pode viajar uma longa distancia.

Método 1: fique de longe e mande Uts com a Eclipse Scythe. O primeiro tende a desmembrar e o segundo a matar. Caso queira, mande uma Ut e depois vá finalizar com uma OT
Método 2: Fique a curta distancia com as Falcon Talons e execute sua rasteira (Frente + ), se o inimigo defender, faça de novo, e de novo, até desmembrar, depois é só finalizar com uma OT. O interessante é que este método deixa pouca brecha para contra ataque delas.

Não se esqueça de tomar cuidado com sua explosão ao morrer

Ghallas

Variações: Ghallas
Obliteráveis: Não
Izuna Drop/ Guillotine Throw: Não
Freqüência: Baixissima
Capítulos: 11
Morrem se decapitados: Sim
Paralisam com a shuriken comum: não
Vulneráveis a shuriken explosiva: Não

Ataques:
Enquanto voa:
Pouso em cima de você e projétil de fogo
No chão:
Seus ataques variam entre empurrões, agarroes, lança chamas, golpes com a asa e um giro a lá Sonic

Armas recomendadas: Eclipse Scythe

Estratégia:
Primeiramente, é preciso salientar que este inimigo é muito, mas muito resistente.
Quando ele estiver voando apenas tome cuidado com seus ataques aéreos, pois são indefensáveis.
Quando ele estiver no chão, fique próximo e execute o golpe 360º + com a foice . Ele sentirá dor e paralisara um pouco. Você pode executar este golpe seguidamente até ele morrer, basta fazer no tempo certo e tomar cuidado com os outros inimigos.
Ele é vulnerável a pulos na cabeça, use isto com sabedoria. Você também pode usar pulos na cabeça seguidos de combos aéreos
Procure também, usar Uts com a Eclipse Scythe.

Centaurs
Centauros que usam lanças
Variações: Centaurs
Obliteráveis: Não
Izuna Drop/ Guillotine Throw: Não
Freqüência: Baixa
Capítulos: 11
Morrem se decapitados: Não
Paralisam com a shuriken comum: não
Vulneráveis a shuriken explosiva: Sim

Ataques:
De perto:
Empurrões, golpes com a lança e agarrões

De longe:
Um projétil em forma de onda

Armas recomendadas: Eclipse Scythe
Estratégia:
Fique em um canto defendendo, apenas tome cuidado com seus projeteis.
Eles virão em bando, quando o ataque do bando passar, e eles correrem pro outro lado, carregue sua UT. Solte quando eles se aproximarem, ou soltarem seus projeteis.
E você tiver problemas e eles estiverem muito aglomerados em cima de você, use uma Ninpo

Worms
Minhocas gigantes
Variações: Worms
Obliteráveis: Não
Izuna Drop/ Guillotine Throw: Não
Freqüência: Baixa
Capítulos: 11
Morrem se decapitados: Não
Paralisam com a shuriken comum: não
Vulneráveis a shuriken explosiva: Sim

Ataques:
Nascem do chão causando dano, lançam projeteis ácidos, agarram e dão cabeçadas
Armas recomendadas: Eclipse Scythe
Estratégia:
Use seus combos aéreos com a Sclipse Scythe
Se ela fugir, fique se movimentando a fim de evitar seu ataque terrestre.
Caso haja a possibilidade, use suas Uts de longe, mas tome cuidado com seus projeteis.

Dragons
Pequenos dragões alados
Variações: Dragons
Obliteráveis: Não
Izuna Drop/ Guillotine Throw: Não
Freqüência: Média
Capítulos: 3 em diante
Morrem se decapitados: Não
Paralisam com a shuriken comum: não
Vulneráveis a shuriken explosiva: Sim

Ataques:
Apenas lançam projéteis de fogo

Estratégia:
Use seu arco e flecha.

Bugs
Insetos gigantes
Variações: Skeleton Bug
Obliteráveis: Não
Izuna Drop/ Guillotine Throw: Não
Freqüência: baixa
Capítulos: ?
Morrem se decapitados: Não
Paralisam com a shuriken comum: não
Vulneráveis a shuriken explosiva: Sim

Ataques:
Agorrões e golpes físicos

Estratégia:
Aproveite suas aparições para ganhar essência: Sempre mate-os com Uts que acertem vários de uma vez. De preferência a da Eclipse Scythe.


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